22/10/2009

O Microsoft Security Essentials é bom mesmo?

Muito tem se falado sobre o Microsoft Security Essentials, o antivírus gratuito da empresa lançado algumas semanas atrás. Ele também chegou a receber algumas críticas, mas no final das contas ele se saiu melhor do que muitos antivírus pagos disponíveis hoje.
Vamos pegar como exemplo um Trojan bem comum: fastdor.ru/video/preview_tube.mpeg.exe.


Como dá para perceber pela tabela mostrada na imagem acima, apenas alguns poucos antivírus detectaram o Trojan. E de todos eles, antivírus de empresas grandes como Symantec, McAfee e Panda não detectaram!


Mas e o Microsoft Security Essentials? Ele detectou o Trojan normalmente:

Vale notar que no teste o malware foi baixado diversas vezes e seu binário sempre mudava seu hash MD5. Apesar disso, o Microsoft Security Essentials continuou a detectar o Trojan.
Outro detalhe para aqueles que reclamam do espaço ocupado em disco por algumas suítes de segurança é que o antivírus gratuito da Microsoft ocupa apenas 11 MB.

Seu banco de dados também é pequeno:



O banco de dados está dividido em dois arquivos: mpasbase.vdm (anti-spyware) e mpavbase.vdm (anti-virus), que tem apenas 9 e 29 MB, respectivamente.

Pra resumir, quem criticou o Microsoft Security Essentials apenas por ele ser da Microsoft (sim, isso aconteceu!) deveria testar o programa antes de criticá-lo.

Caso tenha vontade de testa-lo segue clique aqui pra baixar direto do site da Microsoft.

Bom aproveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!